Presentation: GraphQL: O que, como e quando

Track: Microservices e Web APIs

Sala: Dorothy Johnson Vaughan

Dia da semana: Quarta feira

Nível: Intermediário

Persona: Líder Técnico(a)

Apresentação em Português

Share this on:

What You’ll Learn

  • O que é a linguagem de consulta de grafos (GraphQL);
  • Como GraphQL se compara a demais tecnologias como REST, em destaque facilidade de uso e eficiência;
  • Benefícios para construção de APIs utilizando o caso Cartão Elo como caso de sucesso.

Resumo

GraphQL, ou linguagem de consulta de grafos, foi criada pelo Facebook para resolver problemas de escalabilidade e performance no uso de REST. A possibilidade de diversas consultas em uma mesma requisição ao servidor e listagem explícita de todos os campos, bem como a parametrização dos mesmos facilitam o desenvolvimento dos aplicativos além de reduzem a latência e tráfego de dados. A linguagem também incorpora documentação e consultas de introspecção, não exigindo a réplica da informação em outro sistema, como Swagger, além de facilitar o uso de playgrounds de desenvolvimento.

Por estes e outros motivos que serão detalhados na apresentação, GraphQL está em crescente adoção, com GitHub, Shopify e até mesmo Cartões Elo aqui no Brasil.

Nesta apresentação, além de uma introdução sobre GraphQL, serão abordados tópicos como vantagens e desvantagens, exemplos práticos de aplicação, desafios e lições aprendidas.

Speaker: Gustavo Sverzut Barbieri

Principal Engineer at ProFUSION

Entusiasta de tecnologia, Gustavo começou a programar aos 9 anos de idade, passando por diversas áreas de interesse, como servidores de internet em 1998, interfaces gráficas com o usuário em 2001, decodificação multimídia e sistemas embarcados em 2005 e com a chegada do iPhone em 2007, com a integração disso tudo para a nova geração de smartphones.
Em 2008 abriu sua primeira empresa, a qual foi comprada pela Intel Corporation em 2013. Desde 2016 criou a nova ProFUSION para prestação de serviços de desenvolvimento de softwares complexos, envolvendo sistemas distribuídos e dispositivos embarcados, primando pela eficiência e qualidade.
Em 2017 criou toda a API GraphQL utilizada pela Cartão Elo, que virou referência no uso de GraphQL no Brasil.

Encontre mais informações sobre Gustavo Sverzut Barbieri em